A Ortodontia é o ramo da medicina oral que se dedica a corrigir os dentes e mordidas irregulares (também conhecida como má oclusão). O tratamento ortodontico consiste na aplicação de “brackets” nos dentes, forçando-os gentilmente e ao longo de algum tempo, de modo a que se coloquem na posição ideal.Os problemas ortodonticos podem afetar crianças, adolescentes e adultos.
Endireitar os dentes e corrigir as mordidas irregulares são realizados através do uso de aparelhos corretivos, podendo ser metálicos ou invisíveis .
Na Easyclinic trabalhamos com as melhoras marcas mundiais no que diz respeito a aparelhos FIxos (auto ligáveis Damon®) e removíveis ( Invisalign®)
São a última geração de aparelhos ortodônticos fixos ,mais eficientes e mais rápidos que os aparelhos tradicionais.
Nos últimos anos, os clear aligners ou alinhadores transparentes tornaram-se um tratamento ortodôntico preferencial em alternativa aos aparelhos ortodônticos fixos. Estes aparelhos trazem imensos benefícios para os pacientes, como a melhoria da higienização, a diminuição da irritação gengival e o facto de serem transparentes quando colocados. São por isso um tratamento de vanguarda, disponível na Easyclinic.
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.
Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de ortodontia, com o seu médico dentista, por volta dos 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento.
Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto-estima e facilidade de inserção social.
Correcto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.
Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.
As causas dos problemas ortodônticos podem ser hereditárias (familiares, p. ex. queixo ou dentes salientes do pai ou da mãe), ambientais (hábitos de chupar o dedo, respiração pela boca, perda precoce de dentes de leite) ou uma combinação das duas.
Em média 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efectuar.
Sim. Qualquer pessoa com problemas ortodônticos, pode beneficiar de um tratamento ortodôntico na idade adulta.
Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana, durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo lanches), utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodôntica.
Os aparelhos podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas depois de serem colocados ou ajustados. Todavia esse incómodo desaparece rapidamente.
Actualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.
Através de forças leves exercidas pelos aparelhos sobre os dentes, que promovem a transformação do osso que os rodeia.
Sim. No entanto, no caso de desportos com contacto físico (p.ex. rugby, andebol, judo, etc), deverá ser utilizada uma protecção individualizada, de modo a evitar lesões dos tecidos moles.
+351 91 8827099
Nº Registo: ERS 166253
Licença: 22783/2023