IMPLANTES DENTÁRIOS


A substituição da raiz de um dente por uma liga cirúrgica de titânio designa-se por implante dentário. Os implantes dentários são seguros e confortáveis, em tudo semelhantes aos dentes naturais com a vantagem evidente de melhorar a sua estética dentária. Em casos normais, irá durar para toda a vida.


Os implantes de dentes podem ser colocados nos maxilares superior e inferior. O titânio tem propriedades biocompatíveis e funde-se no osso, tornando-se numa raíz dentária artificial para poder recebero dente de substituição.


Dependendo do caso concreto e do número de implantes a colocar este processo, demora em média cerca de 45 a 60 minutos e é feito com anestesia local. O processo cirúrgico é muito simples, rápido e indolor. Se não houver osso suficiente existem diversos procedimentos que aumentam o volume do osso e permitem a colocação do implante.


As próteses dentárias, suportadas por implantes, têm o aspecto dos dentes naturais. Permitem beber e comer tudo o que quiser. Melhoram a qualidade de vida. Pessoas que se sentem constrangidas devido a problemas dentários, cáries ou ausência de dentes ficam impressionadas por tudo o que os novos dentes lhes permite fazer.


Benefícios dos Implantes Dentários

  • Qualidade de Vida

    As funções essenciais tais como a mastigação são recuperadas com os implantes dentários. É possível mastigar e saborear os alimentos que mais deseja sem qualquer constrangimento. Consegue falar com naturalidade sem a dificuldade que causam as dentaduras. A estética fica favorecida e a pessoa adquire uma aparência rejuvenescida porque a face fica mais preenchida e menos encovada. Os benefícios são tantos e tantas as vantagens que a pessoa fica surpreendida com tudo aquilo que consegue fazer.

  • Versatilidade dos Implantes

    Os protocolos em implantologia são muito variados e abrangentes. Permitem restituir dentes a desdentados totais ou simplesmente preencher a falta de apenas um ou dois dentes. Podem-se fazer pontes em metal cerâmica, cerâmica pura, zircónio ou próteses híbridas mais económicas e fixas. É possível recriar gengiva artificial para preencher defeitos estéticos. Os implantes são versáteis e adaptam-se a diversas situações e aos casos em particular.

  • Sensibilidade

    Ao usar implantes dentários consegue manter a sensibilidade e o sabor dos alimentos ao contrario das próteses removíveis que por terem palato dificultam tomar o sabor da comida. Estudos recentes afirmam que o organismo da pessoa começa a desenvolver mecanismos de compensação e sensibilidade em volta do parafuso de titânio. Com o tempo sente-os cada vez mais como de dentes naturais se tratassem.

  • Ótima higiene dentária

    A higiene é fácil e eficaz. Faça-a como se fossem dentes. Escove-os com regularidade a seguir às refeições. Pode usar elixires, fio dentário e maquinas de jato de água para complementar a higiene de unitários ou protocolos totais.

  • Não danificam outros dentes

    Com os implantes dentários não é necessário desgastar dentes saudáveis como acontece com as pontes sobre dente. As coroas sobre dente são uma excelente alternativa para melhorar a estética ou preencher espaços vazios. Porém precisam de pilares para se colocarem. Esse desgaste acaba por danificar o dente e aumentar a sua sensibilidade. Com a implantologia os dentes adjacentes ficam intactos e esta é uma enorme vantagem.

  • Osso saudável

    Quando se inserem na gengiva, os implantes ajudam a preservar o osso alveolar. Quando se perdem dentes a estrutura óssea dos maxilares tende a atrofiar. Com os implantes inseridos no osso este mantém as suas características evitando assim a reabsorção óssea e os problemas daí derivados.

  • Melhor funcionamento do organismo

    O sistema digestivo da pessoa fica beneficiado porque os alimentos são corretamente triturados. Não ter dentes significa não mastigar os alimentos e isso origina problemas gastrointestinais assim como problemas digestivos.Com os dentes artificiais o organismo em geral fica mais saudável e funciona melhor.

Share by: