Aparelhos Dentários


Aparelhos Dentários

A Ortodontia é o ramo da medicina oral que se dedica a corrigir os dentes e mordidas irregulares (também conhecida como má oclusão). O tratamento ortodontico consiste na aplicação de “brackets” nos dentes, forçando-os gentilmente e ao longo de algum tempo, de modo a que se coloquem na posição ideal.Os problemas ortodonticos podem afetar crianças, adolescentes e adultos.

Endireitar os dentes e corrigir as mordidas irregulares são realizados através do uso de aparelhos corretivos, normalmente fazendo uso de cintas e retentores:

Estas são algumas das opções disponíveis na EasyClinic:



Ortodontia em aço inoxidável

Estes são ainda o tipo de ortodontia mais comum. Todo o aparelho ortodontico é fabricado para mover e posicionar os dentes de forma mais precisa.

Ortodontia em cerâmica

Este é um tipo de aparelho que muitos designam de “invisíveis” uma vez que são claros como o vidro e não mancham. São normalmente uma opção mais dispendiosa.

Ortodontia de cores

A Cor pode adicionar um novo elemento de moda aos aparelhos ortodonticos. Você pode escolher qualquer cor do nosso inventário extensivo e fazer a sua própria. Estas cores podem ser alteradas em cada visita ao seu ortodontista.

Ortodontia invisível

Nos últimos anos, os clear aligners ou alinhadores transparentes tornaram-se um tratamento ortodôntico preferencial em alternativa aos aparelhos ortodônticos fixos. Estes aparelhos trazem imensos benefícios para os pacientes, como a melhoria da higienização, a diminuição da irritação gengival e o facto de serem transparentes quando colocados. São por isso um tratamento de vanguarda, disponível na Easyclinic.


Na EasyClinic temos seguramente a melhor opção para si e para a sua família, por isso marque já a sua 1ª consulta gratuita e descubra como poderá ter um sorriso alinhado e perfeito.


Perguntas e Respostas


1O QUE É A ORTODONTIA?
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.
2EM QUE IDADE SE DEVE EFECTUAR A 1ª CONSULTA DE ORTODONTIA?

Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de ortodontia, com o seu médico dentista, por volta dos 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento.

ortodontia1ortodontia2-300x198

Criança de 7 anos durante o uso do aparelho Criança de 7 anos e depois do uso do aparelho

3QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
  • Melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto-estima e facilidade de inserção social.
  • Correcto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.
  • Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.
4QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DOS PROBLEMAS ORTODÔNTICOS?
As causas dos problemas ortodônticos podem ser hereditárias (familiares, p. ex. queixo ou dentes salientes do pai ou da mãe), ambientais (hábitos de chupar o dedo, respiração pela boca, perda precoce de dentes de leite) ou uma combinação das duas.
5QUANTO TEMPO DEMORA O TRATAMENTO?
Em média 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efectuar.
6OS ADULTOS TAMBÉM PODEM CORRIGIR OS DENTES?

Sim. Qualquer pessoa com problemas ortodônticos, pode beneficiar de um tratamento ortodôntico na idade adulta.

ortodontia3ortodontia4

Adulto | Antes do uso do aparelho Adulto | Depois do uso do aparelho

7OS APARELHOS FIXOS REQUEREM CUIDADOS ESPECIAIS DE HIGIENE ORAL?
Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana, durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo lanches), utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodôntica.
8OS APARELHOS DE ORTODONTIA PROVOCAM DOR?
Os aparelhos podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas depois de serem colocados ou ajustados. Todavia esse incómodo desaparece rapidamente.
9QUE TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS EXISTEM?

Actualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.

ortodontia6ortodontia51

Cor Aparelho Ortodontia Cerâmico

10COMO É QUE OS DENTES SÃO MOVIMENTADOS?
Através de forças leves exercidas pelos aparelhos sobre os dentes, que promovem a transformação do osso que os rodeia.
11PODEM-SE PRATICAR DESPORTOS COM APARELHOS FIXOS ?
Sim. No entanto, no caso de desportos com contacto físico (p.ex. rugby, andebol, judo, etc), deverá ser utilizada uma protecção individualizada, de modo a evitar lesões dos tecidos moles.
12O QUE É UM ESPECIALISTA EM ORTODONTIA?
Do mesmo modo que em medicina existem especialistas (pediatras,cardiologistas, etc.), em medicina dentária existem igualmente especialistas em ortodontia, que possuem competências acrescidas para efectuar este tipo de tratamentos. No entanto a Ortodontia faz parte das competências profissionais de qualquer médico dentista Fonte: Folheto educativo – Ortodontia – OMD